Você está visualizando atualmente Xarope Espectorante Caseiro

Xarope Espectorante Caseiro

  • Categoria do post:Receitas

Essa é uma receita de xarope expectorante caseiro é excelente, fácil de fazer e com ingredientes que você encontra facilmente na feira. Pode ser guardado na geladeira por vários meses.

No máximo seis meses. Sempre antes de tomar, prove para ver se ainda possui o mesmo aroma e sabor do início, assim você vai ter certeza que está bem conservado.

A receita usa basicamente três ingredientes principais que possuem várias propriedades farmacológicas:

Xarope Espectorante Caseiro

Abacaxi

É rico em minerais, cálcio, ferro, manganés, fósforo, vitamina A e C e a bromelina, que é uma enzima proteolítica (que auxilia a hidrólise das proteínas). Pelo seu teor de fibras, auxilia na prisão de ventre e age como laxante natural, entre outras propriedades. Popularmente é usado nas afecções da garganta, como expectorante e mucolítico nos resfriados, tosses e bronquites, como auxiliar na digestão, na obesidade e na anemia. O suco é um excelente diurético.

Xarope Espectorante Caseiro

Agrião

O agrião rico em vitamina A e C e nos minerais: ferro, enxofre e potássio. A associação de algumas substâncias confere ao agrião a propriedade de expectorante.

Xarope Espectorante Caseiro

Mel

O mel é bactericida natural, antiséptico, tonificante, excelente digestivo e vasodilatador.

Xarope Expectorante Caseiro

Ingredientes:

  • 1/2 kg de açúcar mascavo;
  • 1 xícara de água;
  • 1 abacaxi com casca e tudo, cortado em pedaços pequenos;
  • 1 maço de agrião;
  • 4 colheres de sopa de mel.

Modo de Fazer:

Junte o açúcar com a água e deixe cozinhar até ficar em ponto mole de fio (escorre mais facilmente). Lave bem a casca do abacaxi, com água e sabão, pique todo o abacaxi em pedaços pequenos e misture a calda. Acrescente também o agrião lavado com os talos. Deixe cozinha por uns dez minutos. Se necessário coloque um pouco de água. Desligue, deixe esfriar e acrescente o mel. O mel não pode ser colocado na mistura quando ainda está quente para não perder as suas propriedades medicinais. Coloque dentro de uma garrafa, ou potes de vidro. Faça as etiquetas e guarde na geladeira.

Você pode fazer as da foto, baixe o PDF que está nesse site aqui. Imprima e cole na garrafa.
Importante
  • Não pode ser consumido por diabéticos, pessoas que possuem restrições ao uso de açúcares e grávidas nos primeiros meses de gravidez.
  • Antes de tomar quaisquer medicamentos, mesmo que caseiros, converse com seu médico.
  • Bebê não devem tomar este remédio.
Fonte: Coisas da Léia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Este post tem um comentário

  1. Sukey

    That’s a shrewd answer to a tricky queiston

Deixe um comentário