Planta usada como ornamental, no artesanato, na culinária e na medicina. Faz parte do meu passado recente. Muitas vezes fui nas vendinhas comprar o xarope de groselha, feito com essa planta. Era o nosso refrigerante dos finais de semana, que chamávamos de gasosa. Durante a semana tomávamos suco de limão-cravo mesmo.
Nos bailes da Ilha de SC, ainda iluminados pelas pombocas acesas (luminária), havia a marcha da gasosa. As mulheres que tiravam os homens para dançar ganhavam deles uma gasosa.
O xarope de groselha é utilizado até hoje em geleias e saladas. Comem-se as pétalas do cálice cru, no famoso prato da cozinha maranhense chamado arroz-de-cuchá.
Não confundir com o hibisco Rosa sinensis.
Nome científico
Hibiscus sabdariffa L.
Uso medicinal
Regula o trânsito intestinal, acelerando o metabolismo, facilitando a digestão e ajudando no processo de emagrecimento. A planta contém flavonóides, substância antioxidante que combate os radicais livres, responsáveis pelas doenças causadas pelo envelhecimento das células. Reduz o colesterol ruim, é diurética, anti-hipertensiva, boa para diminuir a febre, diminuir os inchaços e é laxante suave.
Use chá de hibisco e você vai ter mais saúde e beleza.