Uma das especiarias mais usadas no mundo e possui grande variedade de cores e formas. É uma das que mais aparece na literatura científica. As frutas da C. frutescens são mais ardidas que as C. annuum e as C. chinenses são as mais picantes.
Se fosse escolher uma planta para me representar, seria a pimenta. Sou picante.
A ardência das pimentas é classificada em uma escala que vai de 1 a 10.
As pimentas tem muita vitaminas C e A. A Índia é o maior consumidor de pimentas, mas nossos países vizinhos Chile, Peru e México consomem muita pimenta.
São muitas as maneiras de usar. Gosto de todas, mas sou uma pessoa muito quente e essa planta se dá melhor com pessoas frias. Minha namorada faz uma geleia de pimenta que é uma maravilha.
Nome Científico
Capsicum frutescens L.
Usos medicinal
Existe o fitofármaco do princípio ativo isolado, tirado das pimentas, que é a Capsaicina. Eu diria que é um desinfetante interno. Ele protege de disenteria por amebas. A pimenta caiena é carminativa, muito boa para reumatismo, artrite e atroes. É tônica e estimulante e pode ser usada em um cataplasma com pó de pimentas e erva-de-baleeira. A pimenta irrita o local para ajudar o sangue a circular e a erva de baleeira é analgésica e anti-inflamatória.
Tenha uma vida apimentada e ardente de amor.